As vantagens do avanço da economia circular
Voltar

16/05/2023

Aprox. 6 min.

As vantagens do avanço da economia circular

Descubra como a economia circular traz benefícios econômicos, ambientais e sociais.

A reflexão sobre a forma que consumimos não é algo recente, graças às discussões sobre economia circular.

A economia circular é um conceito que se associa com o crescimento econômico, mas a partir do uso mais eficiente dos recursos naturais.

Para esse objetivo, são desenvolvidos modelos de negócio inovadores e processos de fabricação otimizados, que conseguem reduzir a dependência de matéria-prima virgem, além de priorizar insumos duráveis, recicláveis e renováveis.

É importante mencionar também que a economia circular envolve uma verdadeira reavaliação completa da maneira como projetamos, produzimos e comercializamos produtos.

Ela contempla uma evolução do sistema econômico atual, buscando estabelecer uma nova relação entre a sociedade e os recursos naturais.

Neste artigo, vamos falar sobre as vantagens do avanço da economia circular. 

Como surgiu a economia circular 

A origem do termo se deu em 1989 em um artigo escrito pelos economistas e ambientalistas britânicos David W. Pearce e R. Kerry Turner.

Na ocasião, os autores destacaram a falha da economia convencional em considerar a importância da reciclagem.

Em contraposição ao modelo econômico tradicional e linear, caracterizado pelo ciclo “extrair, produzir e descartar”, surgiu o conceito da economia circular, que se inspira na lógica cíclica da natureza.

Mas, antes mesmo dessa citação, ao longo da década de 1970, as ideias e práticas alternativas relacionadas à economia e aos processos industriais ganharam força principalmente pela iniciativa de acadêmicos e líderes intelectuais.

Abaixo listamos algumas correntes de pensamento sobre a economia circular:  

  • Design Regenerativo

O professor John T. Lyle foi pioneiro na aplicação do conceito de design regenerativo não apenas à agricultura, mas também a outros setores. Essa abordagem propõe a criação de sistemas que permitam a restauração da natureza por meio de métodos e planejamentos adequados.

  • Cradle to Cradle - do berço ao berço

A ideia é criar um ciclo contínuo em que os materiais sejam reutilizados e reciclados, eliminando a noção de resíduos indesejáveis.

  • Ecologia Industrial

A ecologia industrial busca estabelecer processos de ciclo fechado, nos quais os resíduos se tornam insumos para outros processos produtivos. Essa abordagem elimina a noção de subprodutos indesejáveis, buscando a máxima eficiência e minimizando os impactos ambientais.

Significado do termo 

Segundo a Organização Internacional de Normalização (ISO), a economia circular, “é um sistema econômico que utiliza uma abordagem sistêmica para manter o fluxo circular dos recursos, por meio da adição, retenção e regeneração de seu valor, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.”

Com a abordagem da economia circular,  os processos de produção adotam insumos e matérias-primas reutilizadas, incluindo produtos de segunda mão.

A proposta desse conceito vai ao encontro do aumento da vida útil dos produtos e está ligada à sustentabilidade, já que diminui a dependência de recursos naturais.

Rosemary Zamataro, que é membro do Conselho Superior de Meio Ambiente (Cosema), a economia circular é um momento de reinvenção e inovação, representando uma oportunidade para adotar novos paradigmas e enxergar os produtos de forma diferente, uma vez que o modelo linear atual gera um desperdício considerável de materiais valiosos.

Por exemplo, o plástico leva centenas de anos para se decompor e afeta negativamente a natureza quando descartado na natureza.

E economia circular vai propor uma nova forma de descarte, em vez de descartar uma garrafa plástica após o consumo, ela seria redirecionada para um novo uso.

Se isso não for possível, a garrafa pode ser enviada para conserto ou reciclagem, o que a mantém dentro do ciclo de consumo e evitando a poluição ambiental.

A importância da economia circular 

O objetivo de diminuir impactos negativos no meio ambiente e a relevância dessa atitude é muito importante e vai influenciar até mesmo as gerações futuras.  

A economia linear, o modelo adotado atualmente na maioria das indústrias, traz sérias consequências ambientais.

Essas consequências incluem a degradação do ecossistema, risco de esgotamento dos recursos naturais, contaminação dos produtos oriundos da natureza e a esterilização dos ecossistemas.

O próprio termo “economia linear” segue uma lógica onde não existe espaço para reaproveitamento: recursos são extraídos, transformados em produtos e, depois, descartados.

É por isso que a economia circular é uma possibilidade para pensarmos no futuro, principalmente porque com ela é possível alcançar prosperidade econômica juntamente com o bem-estar. 

As principais vantagens do avanço da economia circular

Principalmente em setores industriais, a economia circular pode apresentar inúmeras vantagens como:

Minimiza o desperdício: ao adotar um modelo de produção reciclável, evita-se o desperdício de matéria-prima, reduzindo os impactos ambientais.

Utilização de componentes naturais: a incorporação de novos componentes naturais na elaboração de produtos permite uma abordagem mais sustentável, com o uso de recursos renováveis.

Redução da poluição: a economia circular contribui para a preservação ambiental ao diminuir a poluição, tanto na extração de recursos quanto no descarte de produtos.

Menor extração de matérias-primas: com a reutilização e reciclagem de materiais, há uma redução significativa na necessidade de extração de matérias-primas, resultando em menor custo de produção.

Melhoria dos processos e inovação: a economia circular estimula a melhoria contínua dos processos produtivos, incentiva constantemente a inovação e o desenvolvimento de novos modelos de uso e processamento de produção.

Para acessar outros artigos relacionados à sustentabilidade e inovação, visite o blog da Vértice Embalagens