Recommerce e economia circular
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20/12/2022

Aprox. 7 min.

Recommerce e economia circular

Entenda o que significa recommerce e confira a relação desse termo com a economia circular.

O simples exercício de lembrar quantos produtos descartamos no decorrer da vida já transmite uma dimensão da quantidade de objetos e utensílios que foram jogados fora ao longo dos anos.

No Brasil, estima-se que são descartados diariamente 80 toneladas de produtos que poderiam ser reciclados. E os motivos que levam a esta rejeição são muitos.

Uma das principais razões é a forma como os produtos são projetados, pois muitos deles são criados para o descarte cada vez mais rápido.

Contudo, na maioria das vezes, esta relação não acontece por conta da qualidade dos produtos.

O que acontece é que somos estimulados de todas as formas possíveis a consumir mais, o que transmite a sensação de que alguns produtos podem ficar ultrapassados, apesar de estarem em pleno funcionamento.

Neste artigo, vamos falar sobre o recommerce, uma alternativa interessante que vem crescendo ao redor do mundo.

Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

Recommerce: saiba o que é

Recommerce é o termo usado para se referir ao processo de comprar, vender ou trocar produtos usados.

A prática não é recente, muito pelo contrário.

Trocar roupas ou fazer doações é um comportamento transmitido de geração para geração em muitas famílias.

É muito comum a passagem de peças e objetos para familiares, como artigos de decoração, peças de roupas, discos, vitrolas, entre outros. A lista de utensílios que faz parte deste costume afetivo é diversa e, de alguma forma, reconfigura a obsolescência programada de diversos produtos.

Uma pesquisa da OLX, realizada em 2020, demonstrou que 39% dos brasileiros entrevistados já realizaram algum tipo de compra de produtos usados.

De acordo com os dados, as preferências de compra dos brasileiros são:

  • celulares: 28%;
  • roupas, calçados e materiais esportivos: 27%;
  • equipamentos eletrônicos: 22%;
  • eletrodomésticos: 17%;
  • móveis (15%).

Olhando para uma perspectiva futura, a previsão para 2024 é que o mercado de revenda de roupas cresça cinco vezes. É o que mostra um relatório da ThredUp.

Qual a relação entre recommerce e economia circular?

Economia Circular se refere a iniciativas que priorizam o reaproveitamento de resíduos, o que resulta em uma menor necessidade de extrair insumos da natureza.

Sabendo disso, o recommerce se relaciona diretamente com a economia circular e pode, inclusive, se caracterizar como uma iniciativa dentro desse conceito mais amplo.

No caso das roupas, por exemplo, estima-se que são utilizados 2.720 litros de água para fazer uma camiseta de algodão apenas, a mesma quantidade que uma pessoa beberia por três anos.

Portanto, ao comprar uma roupa usada, o consumidor estará contribuindo para uma menor utilização de água no processo de fabricação.

Quais os benefícios do recommerce?

A popularização dos e-commerces deu um espaço ainda maior para o crescimento do recommerce.

Os brechós, um exemplo bastante conhecido de recommerce, ganharam espaço de vendas em sites, redes sociais e grupos de trocas de mensagens instantâneas.

Existem ainda marketplaces que permitem a venda de produtos usados, como é o caso da Shopee, Mercado Livre, Enjoei, dentre outros.

Conheça algumas das vantagens deste tipo de comércio:

Incentivo à sustentabilidade

A fabricação de centenas de produtos demanda uma série de recursos naturais. E uma vez que um produto é reaproveitado e utilizado por mais tempo, ele deixa de ser descartado no meio ambiente, estimulando dessa maneira a sustentabilidade e a redução na extração de matéria-prima virgem.

Mais economia para o consumidor

Uma roupa ou utensílio usado costuma ter um preço muito menor do que um produto novo.

O preço é um dos fatores mais decisivos em uma compra, é por isso que o recommerce tem se destacado cada vez mais.

Público mais engajado

Quem busca comprar produtos que sejam reutilizados opta pelo recommerce também por acreditar que essa é uma forma de consumo mais consciente.

Esta noção faz com que o público seja mais engajado com a marca, o que garante uma maior fidelização e atrai mais consumidores.

A Vértice investe na economia circular

Desde julho deste ano, passamos a utilizar polímero PCR na produção de filmes plásticos, sigla que significa materiais reciclados pós-consumo. Oferecemos ao mercado de e-commerce a opção de envio de produtos com o uso de um envelope de segurança que atende as necessidades de sustentabilidade ao priorizar a reciclagem e diminuir a extração de recursos naturais.

Estes plásticos são reprocessados ​​de resíduos domésticos ou comerciais, como as embalagens já utilizadas pelos consumidores, e representam uma forma efetiva de reaproveitamento de materiais e preocupação com a sustentabilidade.

Para conhecer nossos produtos e iniciativas, acesse o site.