O que é flexografia e como pode ser aplicada em embalagens plásticas
Voltar

11/04/2023

Aprox. 7 min.

O que é flexografia e como pode ser aplicada em embalagens plásticas

Entenda o método de impressão de flexografia e como ele pode ser aplicado em envelopes personalizados.

Quando uma compra é feita pela internet e depois de alguns dias o produto chega em seu destino, nem imaginamos todos os processos envolvidos para que isso aconteça.

A fabricação do produto, controle de qualidade, separação, estoque, embalagem e envio são algumas das etapas desses processos, que dependem um do outro para que tudo ocorra como o esperado.

Falando especificamente sobre o processo de embalagem, ele precisa ser criterioso e contar com materiais de qualidade, pois isso também vai influenciar na manutenção da integridade do produto durante o envio.

No caso de envelopes, por exemplo, existem diversas opções no mercado de embalagens, capazes de garantir segurança e praticidade.

Neste artigo vamos explicar sobre a flexografia, um método de impressão que utiliza uma chapa flexível para transferir a tinta para o material de impressão, geralmente papel ou filme plástico.

Flexografia: entenda o que é

A flexografia é uma maneira de impressão feita com o auxílio de uma chapa em relevo, que possui uma borracha chamada clichê.

Essa placa tem o objetivo de transferir tinta para alguma superfície, como é o caso de embalagens, processo bastante parecido com o uso de carimbos.

O surgimento da flexografia não é documentado de uma forma precisa, mas alguns registros sugerem que ela tenha nascido em Liverpool, na Inglaterra, durante o século XIX.

Inicialmente a técnica chamava-se "impressão com anilina" e só recebeu o nome atual durante o 14º Fórum do Instituto de Embalagens, realizado no ano de 1952.

A flexografia pode ser aplicada em diversos materiais gráficos, mas é especialmente indicada para impressão em embalagens de papel, plástico, alumínio e cartão.

Como a flexografia é aplicada

Existem três tipos de aplicações. São elas:

  • Feita a base de solventes;
  • Feita a base de água;
  • E por fim, feita a base UV curável.

Após essa escolha, o processo pode iniciar.

Inicialmente, o relevo da área de impressão será o responsável pela atração de tinta nas áreas mais salientes.

Logo após, essa tinta é transferida do clichê para o material de suporte, que pode ser utilizado em embalagens diversas. Para essa possibilidade, é necessário fazer o uso de uma chapa maleável adaptável a cilindros, utilizando fitas adesivas, que permitirão a impressão em diferentes produtos.

Neste ponto é importante mencionar que a flexografia é dividida em duas categorias: a banda larga, que é indicada para a impressão em papel de presente, editoriais e cerâmicas, e a banda estreita, usada para impressão em rótulos, etiquetas e adesivos.

Os quatro principais modelos de máquinas impressoras são:

  • Plana: essas máquinas são recomendadas para a impressão em chapas de papelão, geralmente aqueles ondulados;
  • Modular: esse tipo é o ideal para a impressão de rótulos, etiquetas e adesivos;
  • Tambor central: este tipo é voltado para a impressão de embalagens mais flexíveis e também rótulos.
  • Stack: usadas para a impressão de sacos simples.

Quais são as principais vantagens do processo de impressão por flexografia

Uma das principais vantagens da flexografia é a sua flexibilidade e capacidade de imprimir uma grande quantidade de materiais.

Confira outros benefícios:

  • A flexografia permite a impressão na parte interna e externa das embalagens, o que amplia as possibilidades de design e comunicação visual;
  • Os clichês usados na flexografia são extremamente duráveis e podem imprimir milhares de vezes com qualidade;
  • Na impressão sem emenda, a flexografia é uma opção para a produção de papéis de presente e outros produtos decorativos;
  • Alguns tipos de máquinas podem imprimir em até dez cores com muita velocidade, uma vantagem essencial para produções de grande escala;
  • Existem inúmeras opções de sistemas de tinta disponíveis na flexografia, cada um adequado para aplicações específicas.
  • Com esse método de impressão é possível realizar o controle preciso da quantidade de tinta que será usada para cada arte, o que influencia na consistência da impressão.

Por que investir em embalagens personalizadas

O momento que o cliente recebe o seu produto é uma oportunidade de fidelização, além de reforçar os diferenciais da marca.

Os investimentos em profissionalismo, segurança e qualidade também são observados na escolha da embalagem.

É por isso que a personalização é uma iniciativa extremamente benéfica para as empresas.

Uma embalagem atrativa e personalizada melhora a experiência de consumo do público.

Para melhorar essa experiência, é possível aplicar laminações em embalagens de papel, criando efeitos visuais foscos, brilhantes ou soft touch, que oferecem uma sensação macia ao toque.

Os diferenciais das embalagens plásticas da Vértice

Firmamos nosso compromisso com a sustentabilidade e acreditamos que é possível preservar o meio ambiente sem abrir mão de entregar produtos de qualidade.

Nossos envelopes e filmes são fabricados com 60% de resina pós-consumo (PCR), o que reduz a extração de recursos naturais.

Além disso, realizamos logística reversa com compensação ambiental para 100% da nossa produção, o que demonstra que é possível fazer negócios de forma sustentável e responsável.

Os clientes que confiam em nosso trabalho contam com a impressão em filme plástico em até 6 cores.

Acesse o nosso site e conheça melhor os nossos produtos