Entendendo o fulfillment aplicado ao e-commerce
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21/02/2023

Aprox. 6 min.

Entendendo o fulfillment aplicado ao e-commerce

Saiba o que é fulfillment e quais são as suas etapas para vendas em e-commerce.

A logística é uma parte extremamente importante de um e-commerce, já que é por meio dela que um cliente receberá o produto que adquiriu de uma determinada marca em sua loja virtual.

Com o crescimento do volume de compras online nos últimos anos, os processos de logística passaram por modificações para garantir uma melhor experiência do consumidor e também para as empresas, que encontraram uma maneira de alavancar as suas vendas.

O fulfillment, nesse cenário, foi uma das soluções desenvolvidas para atender as demandas e também aperfeiçoar os processos, para que sejam mais eficientes e menos custosos.

Empresas como Mercado Livre e Amazon acreditam nas vantagens de fulfillment e por isso estão investindo nessa estratégia para melhorar ainda mais as suas estratégias de entrega.

Neste artigo vamos explicar o que significa esse conceito e quais são suas etapas.

O que é fulfillment

A palavra fulfillment, quando traduzida do inglês, pode ser compreendida como o atendimento de uma demanda específica.

Quando falamos no contexto da logística de produtos, essa tradução se encaixa como uma forma de entregar um produto da melhor maneira para o consumidor final.

Dezenas de empresas passaram a vivenciar um aumento significativo de suas vendas online, o que é ótimo para o alcance do negócio, mas também cria uma preocupação a mais, que é a de garantir as entregas de um número de pedidos muito maior.

O conceito de fulfillment foi desenvolvido como parte de uma alternativa para esse desafio nas empresas, que visa otimizar o atendimento dos pedidos e também dos envios.

Para isso, são utilizadas ferramentas que realizam o gerenciamento de estoque, formas mais rápidas de coletar e empacotar, bem como a consolidação de uma cadeia de distribuição que assegure entregas rápidas e seguras.

Mas a abordagem do fulfillment não é focada apenas na entrega, mas sim em outras questões abrangentes sobre a experiência do cliente, como atendimento, devoluções de produtos e suporte para as eventuais reclamações.

Etapas de fulfillment para o e-commerce

Existem algumas etapas do fulfillment que funcionam seguindo as seguintes orientações:

  • Recebimento

Na logística lida como tradicional, os produtos são recebidos do fornecedor pelo lojista em um endereço próprio.

Depois disso, acontece a expedição para o Centro de Distribuição e, só a partir daí, as encomendas sairão para a entrega.

O processo no fulfillment é bem diferente nesse aspecto, pois possibilita o recebimento de produtos do fornecedor direto nos centros de distribuição, o que acaba diminuindo os prazos de entrega.

  • Armazenamento

No fulfillment, uma vez que os produtos já estão no centro de distribuição, eles poderão ser armazenados seguindo as orientações de estocagem que a empresa define.

Esses produtos precisam estar organizados para agilizar as entregas, principalmente para as empresas que realizam muitas entregas.

Principalmente nessa etapa do armazenamento, as empresas que não investem nisso precisam encontrar ferramentas e tecnologias que atendam às suas necessidades da melhor forma possível.

  • Recebimento de pedidos

O recebimento de pedidos no fulfillment acontece de forma automatizada.

No momento em que uma compra é feita, tanto em uma loja virtual quanto em um marketplace, o centro de fulfillment recebe uma comunicação avisando a venda de algum produto.

Posteriormente, a empresa poderá fazer a separação, embalagem e expedição do pedido até o destinatário.

  • Separação (Picking)

Assim que o processamento do pedido é feito, a etapa seguinte é a de separação da mercadoria.

Neste estágio, o operador encontra o produto no estoque e o prepara para envio.

  • Empacotamento (Packing)

Quando a separação é feita, é preciso preparar os produtos escolhendo embalagens adequadas e seguras.

  • Expedição

Logo após ser separado, embalado e pronto para a entrega, a encomenda sairá para a expedição até o endereço do cliente.

Para assegurar a entrega do produto no prazo correto, contar com as facilidades de um centro de fulfillment é uma possibilidade benéfica, pois ele tem etapas bem definidas e ágeis.

  • Pós-venda e comunicação com o cliente

Uma forma de avaliar se a experiência do cliente foi positiva ou não é a coleta de feedbacks, que podem ser enviados por e-mail ou WhatsApp, dependendo da preferência do cliente ou disponibilidade da empresa de canais de comunicação.

As empresas que apostam no fulfillment, geralmente investem nessas iniciativas, o que faz com que o serviço oferecido seja cada vez mais positivo.

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